Secret Garden

Me, Myself and I

quarta-feira, outubro 18, 2006

Kasparov


"Seja no xadrez ou na vida, quando não encontrarem uma solução nem uma estratégia para os vossos problemas e indecisões, sigam apenas a vossa intuição"

Esta foi uma das muitas frases que ouvi atentamente do grande jogador mundial de xadrez que dispensa qualquer tipo de apresentações.

Este vencedor nato, defrontou inúmeras vezes os mais fortes adeversários até que viu as suas vitórias travadas por um computador, contra o qual perdeu duas vezes consecutivas.


É sempre difícil enfrentar uma máquina, capaz de prever com uma rapidez imensurável todas as jogadas matemáticas possíveis de concretizar num simples jogo de xadrez.


No entanto, após analisar e repensar todas as jogadas que tinha feito, facilmente percebeu que o computador tinha sido programado por homens, homens esses que conheciam bem o seu modo de jogar.

Facilmente percebeu que qualquer jogada inesperada, qualquer estratégia diferente do previsto poderia baralhar o computador, que não passa de uma simples máquina inflexível.

"O que nos distingue das máquinas é o nosso poder de sentir as coisas e de poder agir e actuar de acordo com a nossa intuição, e isso jamais algum computador o poderá fazer"

Bravo!!! Bravo!!!

2 Comments:

At quinta-feira, 19 outubro, 2006, Blogger Diário de um Anjo said...

Agir consoante a intuição. Algo que a vida me ensinou recentemente:-)
beijinhos

 
At quinta-feira, 19 outubro, 2006, Anonymous Anónimo said...

Não vou falar do conteúdo quase espiritual do post, mas sempre que me lembro do Kasparov, vê-me à mente o Karpov. Porque será que não os consigo relacionar com mais nada que não o xadrez? Acho que faz parte do nosso imaginário... Kasparov é como o Tom Sawyer, Dartacão, o coelhinho que foi ao circo ou o Olex. Lembra-me a infância!

 

Enviar um comentário

<< Home