Secret Garden

Me, Myself and I

domingo, outubro 22, 2006

Pensamento do dia


"Por muitos aplausos que tenhas, por muitas ovações que te façam a grande e verdadeira motivação tem sempre que vir de dentro de ti"

quarta-feira, outubro 18, 2006

Kasparov


"Seja no xadrez ou na vida, quando não encontrarem uma solução nem uma estratégia para os vossos problemas e indecisões, sigam apenas a vossa intuição"

Esta foi uma das muitas frases que ouvi atentamente do grande jogador mundial de xadrez que dispensa qualquer tipo de apresentações.

Este vencedor nato, defrontou inúmeras vezes os mais fortes adeversários até que viu as suas vitórias travadas por um computador, contra o qual perdeu duas vezes consecutivas.


É sempre difícil enfrentar uma máquina, capaz de prever com uma rapidez imensurável todas as jogadas matemáticas possíveis de concretizar num simples jogo de xadrez.


No entanto, após analisar e repensar todas as jogadas que tinha feito, facilmente percebeu que o computador tinha sido programado por homens, homens esses que conheciam bem o seu modo de jogar.

Facilmente percebeu que qualquer jogada inesperada, qualquer estratégia diferente do previsto poderia baralhar o computador, que não passa de uma simples máquina inflexível.

"O que nos distingue das máquinas é o nosso poder de sentir as coisas e de poder agir e actuar de acordo com a nossa intuição, e isso jamais algum computador o poderá fazer"

Bravo!!! Bravo!!!

segunda-feira, outubro 09, 2006

A eterna menina

É com alguma nostalgia e saudade que recordo os livros da Anita que faz 50 anos de existência.

Anita no Teatro, Anita Mamã, Anita Dona de Casa, Anita faz anos, Anita está doente e outros mais.
Poderia ficar aqui a enumerar os imensos livros que li dos quais guardo as melhores memórias de criança.

Ainda sou do tempo em que ia ao super mercado com os meus pais e pedia incessantemente que me oferecessem um livro da Anita, que lia e relia no caminho até casa, que lia e relia no dia seguinte e no dia seguinte...

Eram tempos em que um simples livro preenchido de imagens repletas de amor e carinho preenchiam o meu imaginário de criança e me faziam sonhar...

Hoje, é com tristeza que reparo no desinteresse que existe por parte das crianças com a idade que eu tinha em ler estas pequenas mensagens repletas de bons exemplos.

Aos saudosistas como eu aviso que esta nossa amiga se encontra em exposição até 15 Outubro na Praça Central do Centro Colombo, em Lisboa, para que possam “matar” saudades da criança agora mulher.


sexta-feira, outubro 06, 2006

Jovens assediadas via msn






Que a Internet tinha coisas boas e más já sabia.

Que as salas de conversação poderiam ser um “tiro no pé” já desconfiava.

O que eu não consigo alcançar é o que motivará “homens – psicopatas” a marcar encontros com jovens raparigas, que o fazem na base da boa fé e da curiosidade de ver que está por detrás do Ciberespaço, e tentam aproveitar-se da sua ingenuidade, assediando e persuadindo-as a práticas sexuais por estas não desejadas.

Parece que de repente ficou tudo doido!

A velocidade da troca de informação acelerou o processo de demência do ser humano.

De repente, envolvemo-nos numa teia de relações, fictícias e ilusórias, em que a fantasia dos filmes nos invade a casa, sem que possamos prever que está do outro lado na barricada.

Alguns dizem que é a magia dos blogs, dos msn e tudo e tudo, mas parece-me mais um presente envenenado...

Que a Branca de Neve comeu a maçã até ai sabemos, no entanto será que não podemos confiar mesmo em ninguém?

Parece-me com isto que as histórias que nos contam na infância transmitem um ensinamento para a vida adulta, ou seja, a maça envenenada poderá ser-nos dada pela pessoa que nos parece mais bela e sincera de sentimentos, que melhor sabe elaborar um texto no seu blog, deixando os bloguistas completamente eriçados?

Quem me conhece já leva a vantagem de saber que não faço parte dessa lastimável minoria, (digo eu positivamente que é uma minoria), mas quem não sabe pode pensar que o Lobo Mau se refugia nos bosques deste “Jardim Secreto”...

Não compreendo quem vive na e da mentira, quem precisa de uma máscara para se elevar a um nível ao qual não corresponde, quem se esconde por detrás do ecrán e de falsos testemunhos para ludibriar e manipular a ingenuidade de crianças para quem a Net ainda não revelou o seu lado mais pernicioso.

(Para quem quer ver a notícia completa)

http://expresso.clix.pt/Actualidade/Interior.aspx?content_id=370240

segunda-feira, outubro 02, 2006

Sol de Inverno

Os primeiros dias de Inverno são sempre bons.
O cheiro a terra no ar, o fresquinho que nos invade o corpo e nos faz relembrar o início das aulas quando era apenas uma pirranha endiabrada que adorava começar mais uma ano escolar...
A chuva que agora lá fora cai, limpa-me a alma como que se varresse tudo o que de mau guardei dentro de mim...
Pode ser apenas uma sensação de renovação, de mudança dos tempos, de transformação pela qual tenho que passar, pois não é apenas mais um comum Inverno.
Pois, não é!
As folhas cairam cedo demais este ano, perdi o Sol bem antes de mudar o tempo, e agora é hora de apanhar as folhas velhas que ficaram para trás e renascer...
Sinto que o que perdi me deu ainda mais força para continuar. Sinto que quem ficou para trás pensa em mim e me guia os dias, ilumina as noites e me dá força para que a minha vida não pare, mas que siga com mais força e determinação.
Sinto que este Inverno será diferente, mais frio, mais rigoroso, mais solitário.
Resta passar a mão pelas feridas ainda abertas e esperar que passem.
A cicatriz vai ficar, bem sei, ficam todas, mas cada vez que olhar para dentro de mim vou ver-te tal e qual como foste, com tudo o que de bom me deste e com tudo o que de bom me desejaste sempre.
A tua força passou a ser a minha e sei que nada será como antes.
O Inverno vai passar. A Primavera vai chegar. E as minhas recordações, essas nunca vão acabar.